domingo, 22 de fevereiro de 2015

(2014-12) - A conquista do ponto mais alto dos concelhos de Mafra e Loures [Aventura]

Dos 4 aos 431m de altitude.

Apercebi-me (talvez motivado pela compra de um conta-km que mede a altitude e acumulado) que embora a zona onde mais pedalo, num raio de 30 km à volta de Santarém, não seja plana, não chega sequer a atingir os 200m de altitude. Como tal decidimos partir à aventura.


-Dados da volta:

Distância: 92,2 km

Acumulado +: 1.700 m [1.350 dos quais concentrados em menos de 60 km]
Altitude Máxima: 431 m

Hora de Partida: 6:40
Hora de Chegada: 14:45
Duração (sem paragens): 05:12
Temperatura: 5-15 ºC

Vel. Máxima: 57,4 km/h
Vel. Média (sem paragens): 17,7 km/h

--//--

"Etapa 1" - Casa-Estação (ferroviária) de Santarém

Acordar uns minutos antes e sair de casa ainda noite cerrada por volta das 6:40. Para minha surpresa a temperatura mantinha-se nos 7ºC (confesso que esperava uns graus a menos).

"Etapa 2" - Estação de Alverca, Vila Franca de Xira (4 m)-Cabeço de Montachique, Loures (409m)

A zona da estação encontra-se 4 metros acima do nível do mar. Ainda antes das 8:00 e mal saímos das estação começámos a subir e a deixar Alverca para trás.


Rapidamente chegámos aos 200 metros de altitude e atingimos temperaturas um pouco mais baixas sendo a mínima registada 4,7 ºC. As fotos infelizmente não ficaram grande coisa: quase sempre contra o sol e tiradas pelo telemóvel. Trouxe máquina fotográfica mas o cartão de memória ficou em casa.


Realmente vislumbramos paisagens bastante imponentes e interessantes fazendo-nos antever aquilo que ainda nos esperava mais à frente.

Após chegar aos 200 metros rapidamente descemos novamente para os 2 dígitos de altitude voltando novamente a subir até aos 275 metros de altitude onde encontrámos o Parque Municipal do Cabeço de Montachique.


Era nosso objetivo inicial passar por aqui e entrar mas, por ser véspera de Natal, compreensivelmente encontrava-se fechado. De qualquer forma estava proibida a entrada de bicicletas o que me admirou bastante.

Continuámos a subir e a admirar a paisagem...

...e, pouco depois, aos 310 metros vislumbrámos finalmente o cume do Cabeço de Montachique e subimos até ao seu topo (a 409 metros de altitude). O cabeço de Montachique tem 162 metros de proeminência.






"Etapa 3" - Cabeço de Montachique, Loures (409m) - Monte Atalaia, Mafra (431m)

Esta "etapa" começou da melhor maneira (seguindo o caminho da ultima foto). 2,5 km sempre a descer passando os 409m para os 150m (inclinação média superior a 10%). O terreno pouco depois era muito rochoso e com 2 tipos de rocha: rocha escorregadia e rocha escorregadia. A primeira porque estava solta e a segunda porque, devido a humidade, estava... fixa mas bastante escorregadia.
De qualquer forma deu-me um gozo enorme. Facilmente se atingiam velocidades muito elevadas sem ser preciso dar o que quer que fosse aos pedais. A bicicleta queria descer mais e mais depressa e quanto mais se travava pior (mais rocha resvalada e mais facilmente as rodas bloqueavam). Foi levar pandaca do inicio ao fim e ter muito cuidado para não cair escolhendo a dedo as trajectórias e os locais onde podíamos usar os travões.  

A vista cá de baixo (com a pressa apanhei os arbustos ):


Na subida ainda apanhámos uns caminhos fechados mas lá acabámos por dar com o sitio:

Tal como para o cabeço anterior a subida é bastante ingreme até ao topo. Para além do mais, nesta altura, já se faziam sentir aproximadamente 15ºC o que, para nós, era já bastante calor.

O cume do designado "Monte Atalaia" não tem sequer uma placa a indicar a altitude como o anterior. A única coisa que o identifica é apenas "meia" bandeira de Portugal como podem ver na imagem. De qualquer forma o monte é fácil de identificar: fica mesmo junto à população da Asseiceira Pequena e conta com 431 metros de altitude e 205 de proeminência.

"Etapa 4" - Monte Atalaia, Mafra (431m)-Estação de Alverca, Vila Franca de Xira (4 m)

Ainda antes de subir aos 431m as fotos começaram a escassear e o tempo também. Fomos "a fundo" para a estação mas perdemos o comboio por quase 10 minutos.

Até aqui tinha feito 58,7 km com um acumulado de 1.350 metros.

"Etapa 5" - [Estação de Alverca, Vila Franca de Xira]-Estação da Azambuja-Santarém

Por ser véspera de Natal tínhamos horas para estar em casa e a solução que arranjámos foi apanhar o Urbano até à Azambuja e seguir o resto de bicicleta (em vez de ficarmos quase uma hora a espera do comboio e outra em viagem) isto porque o meu companheiro de viagem não mora perto de Santarém mas sim (+/-) entre a Azambuja e Santarém e, como é óbvio, fiz-lhe companhia.

Portanto, até casa, foram mais 33,5 km e 350 metros de acumulado quase sempre por asfalto. Como é óbvio, nesta altura, já sentia um enorme desgaste devido a todo o acumulado positivo e pelo esforço de apanhar o comboio que acabámos ingloriamente por perder.

-Rescaldo

É incrível como o tempo passou a correr enquanto andávamos de monte em monte e a apreciar as magnificas paisagens.

Esta aventura foi um ensaio/treino para, em breve, subir ao ponto mais alto dos distritos de Santarém e Lisboa: a serra de Aire com 679m de altitude e 435m de proeminência).

Fica aqui também prometida (mais lá para a frente) a subida à Serra da Estrela.

Sem comentários:

Enviar um comentário