domingo, 22 de fevereiro de 2015

(2014-12) - Caminho de Fátima até Minde + Serra de Aire (ponto mais alto) [Aventura]

Até ao ponto mais alto de distrito de Santarém: 679m.

-Percurso GPSies:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=mbuzpvubphjpxiio

-Dados da volta:

Distância: 89,4 km

Acumulado +: 1.900 m
Altitude Máxima: 679 m

Hora de Partida: 8:45
Hora de Chegada: 19:30
Duração (sem paragens): 06:10
Temperatura: 1-15 ºC

Vel. Máxima: 69,4 km/h
Vel. Média (sem paragens): 14,5 km/h

--//--

"Etapa 1": Santarém - Minde

Saí de casa ás 8:45 (mais tarde que o previsto) com cerca de 6º. Pouco depois da Azoia de Baixo fico espantado ao ver a temperatura baixar até aos 0,7º.

Até Minde fomos nas calmas para nos pouparmos e apreciar a paisagem (e claro, tirar algumas fotos):



Aqui já a começar a entrar na zona da Serra:




Inicio da subida para Minde...

... com esta vista
Confesso que esperava uma subida muito mais difícil. Apenas um pouco técnica em algumas zonas devido ao terreno acidentado com alguma pedra mas sempre muito pouco íngreme... não se dava muito pela inclinação. Montachique foi claramente um ótimo teste/treino (sempre a subir e descer com uma inclinação máxima de 29,5%).

Vista para Minde:




Muito próximo do local das fotos há um parque de merendas onde parámos para almoçar decorridos menos de 40 kms. Nunca pensei chegar a Minde tão facilmente e em tão pouco tempo (para o ritmo lento a que andávamos). O caminho de Fátima está quase sempre bem assinalado e é quase sempre por terra. Apenas por uma vez saímos do trilho não passando pelos olhos de água (o que foi pena) mas quem sabe se numa próxima vez não se repita o caminho indo efetivamente até Fátima (ou quem sabe Santiago de Compostela).

Após o almoço fomos até Minde pela Estrada da Serra de Santo António e que estrada!! acho que é a melhor estrada asfaltada que já desci de bicicleta. Deu para atingir os 69,4 km/h e fazer a ultima curva a 60 km/h (porque travei ligeiramente e não devia). Que adrenalina! 

Em Minde parámos novamente para nos irmos abastecer num hipermercado com mais alguma água e comida.

"Etapa 2": Minde - Ponto mais alto da Serra de Aire (679m)

A partir de Minde tudo se iria tornar mais complicado. Após analisarmos as hipóteses decidimos fazer este track no sentido contrário (o que podia ser má ideia sem conhecer o local), ou seja, de Minde até ao ponto mais alto atravessando depois a serra para o outro lado.

À saída de Minde...


... com esta vista

Começámos então a subir por um single track denominado "Trilho do Covão do Coelho". Por ter chovido no dia anterior e o terreno ter muita pedra escorregadia e solta durante a subida alguns troços foram feitos à mão ou em cima da bicicleta mas numa de "para-arranca". Houve direito até a uma queda e tudo. 
Não é uma subida, de todo, recomendável. Podíamos ter contornado indo sempre junto à autoestrada mas preferimos explorar um pouco mais a serra.
A zona de planalto (a quase 500m de altitude) naturalmente foi mais agradável e a descida embora divertida foi já numa zona mais do tipo estradão.

Após chegar à localidade do Vale Alto foi tempo de apanhar sol e lanchar nuns agradáveis bancos que encontrámos.
Com tantas paragens e já sem muito tempo começámos a subir o trilho do Vale Alto (mais um single track). A sapatilha do meu companheiro de viagem ficou com a sola descolada o que dificultava o desprendimento do sapato do pedal dando origem a mais uma queda. 
A certa altura dada a inclinação (mais de 20%), o terreno e o cansaço só mesmo à mão.

Perto do topo com a localidade de Vale Alto lá em baixo:

Dá para perceber que o terreno não é muito simpático.

Perto do topo andámos meios perdidos e fomos obrigado a fazer corta mato.

No topo e já com o sol baixo:


Nas antenas (o topo) estavam 6,5º mas parecia bem menos. O vento soprava com alguma força e era extremamente frio e seco. Estava definitivamente na altura de partir antes que anoitecesse.

"Etapa 3": Ponto mais alto da Serra de Aire - Entroncamento
Deixando as antenas para trás...

...a descida foi feita pela "Cascalheira do Inferno". Tal como na subida, a descida são calhaus uns atrás dos outros e foi levar pancada até ao fim. Fez-me lembrar a descida do cabeço de Montachique embora esta tivesse menos inclinação e fosse mais longa (+/- 6 kms). Mais uma vez acho que Montachique foi um bom treino.

Vista e já com bom piso quase do outro lado da serra:


A viagem até ao Entroncamento foi feita por estrada. Já de noite a temperatura em alguns locais baixava para menos de 4º. Chegámos à estação por volta das 18:30 a tempo de apanhar o regional de volta para Santarém.

-Rescaldo:

Destacaram-se as temperatura baixas na conquista do ponto mais alto do Distrito de Santarém com 679m de altitude e 435m de proeminência.

Sem comentários:

Enviar um comentário